PESQUISAS E TRABALHOS ACADÊMICOS

FLORÍSTICA DE UMA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA (ITAARA, RS, BRASIL)
Dissertação apresentada ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de MESTRE EM AGROBIOLOGIA.
Marina Deon Ferrarese
Presidente/Orientadora: Maria Angélica Oliveira, Dra. (UFSM)
Liliana Essi, Dr. (UFSM)
Aline Grohe Schirmer Rigatto, Dr. (UNIFRA)
26 de agosto de 2016.

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE UMA ÁREA DA RESERVA DA FUNDAÇÃO MO'Ã - ITAARA-RS.
Michele Benetti Leite - Engenheira Florestal
Curso: Graduação Geografia/UFSM.
Orientador: Eliane Maria Foleto

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM INCOMPATIBILIDADE LEGAL DE USO DE TERRA: O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARRIO MANOEL ALVES. ITAARA-RS.
Estagiária: Cristina Schneider
Curso: Graduação Geografia/UFSM.
Orientador: Eliane Maria Foleto
Defesa da dissertação mestrado

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE CONFLITOS DE USO DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO MANOEL ALVES, ITAARA-RS
Projeto de Dissertação de Mestrado em Geografia e Geociências, UFSM, apoiado pela Fundação MO'Ã
Autora: Cristina Schneider (Licenciada em Geografia - UFSM).
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Esse projeto tem como objetivo geral mapear a microbacia, da qual parte da rede de drenagem passa pela Reserva, visando identificar as áreas que são consideradas pelo Código Florestal Brasileiro como de preservação permanente, mas que têm sido utilizadas para outros fins (urbano, rural,...), gerando problemas de degração ambiental.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE FUTURA RPPN DA FUNDAÇÃO MO'Ã
Projeto de Pesquisa, apoiado pela Fundação MO'Ã.
Autora: Tanice Cristina Kormann
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Localizada no município Itaara-RS, a propriedade de 24 ha pertencente à Fundação Mo’ã vem sendo objetivo de estudos, desenvolvidos em parceria com o curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. A riqueza natural da área justifica a ação de medidas para a sua proteção, por este motivo é discutida a transformação da área em Reserva Particular do Patrimônio Natural.

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) - NO MUNICÍPIO DE ITAARA-RS.
Autora: Tanice Cristina Kormann
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).

DISCUSSÕES E ELABORAÇÃO DO ZONEAMENTO AMBIENTAL DA RPPN DA MO’Ã COMO SUBSÍDIO AO PLANO DE MANEJO
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Projeto registrado no SIE/GAP nº. 026041/UFSM.

ÁREAS PROTEGIDAS EM SANTA MARIA E ITAARA. RS-BRASIL: A IMPORTÂNCIA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Autoras: Bruna Letícia Thomas, Dalvana Brasil Nascimento
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Trabalho aceito no VII Seminário Latino Americano e II Ibero Americano de Geografia Física - Coimbra Portugal – 2009.

HERBÁRIO – LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS ENCONTRADAS NA RPPN DA MO'Ã – 2009;
Autora: Michele Benetti Leite
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).

CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA NA CRIAÇÃO DE UMA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) EM ITAARA – RS
Autoras: Tanice Cristina Kormann, Bruna Letícia Thomas, Dalvana Brasil Nascimento
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Publicado na revista científica - Revista Geografar: www.ser.ufpr.br/geografar Curitiba, v.5, n.2, jul./dez 2010 ISSN: 1981-089X.

PROPOSTA DE DELIMITAÇÃO PARA A APA DO VACACAÍ - MIRIM.
Grupo GAIA- Grupo de Análise e Investigação Ambiental. Acadêmica: Autora: Dalvana Brasil do Nascimento
Orientadora: Profª Dra. Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).

FORMULAÇÃO DO PROJETO DO CENTRO DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE JAGUARI-RS.
Autor: Felipe Doto de Moraes
Orientador: Arquiteto e Urbanista Prof. Luiz Fernando Silva Mello.

RELAÇÕES DE TRABALHO E PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM: UMA ANÁLISE A APARTIR DA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES NO MUNICÍPIO DE JAGUARI-RS.
Pré-Projeto de Mestrado.
Autora: Andrea Pereira Lock.
Apresentado em seminários de Mestrado/UFSM. Agosto/2011.

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA – COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E APOIO AO PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE JAGUARI-RS.
Autoras: Andrea Pereira Lock e Anna Christine Ferreira Kist.
Apresentado no Congresso Internacional em Panambi – RS. Setembro/2011.

O CATADOR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E OS RESÍDUOS SÓLIDOS.
Publicação de artigo em e-book/ UFSM
Autora: Andrea Pereira Lock .

PERSPECTIVAS DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS E EXEMPLOS DE CASO NO BRASIL (6-17).
Autora: Michele Benetti Leite
Orientadora: Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).
Publicado na Revista de Estudos Ambientais Vol. 13, No 1 (2011) Sumário: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/issue/view/209.

DIAGNÓSTICO E ZONEAMENTO AMBIENTAL DA FUTURA RSERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DO CLUBE DO PROFESSOR GAÚCHO DE SANTA MARIA-RS COMO SUBSÍDIO AO SEU PLANO DE MANEJO.
Autor: Antonio Anildo Allgayer - Curso: Graduação Geografia/UFSM. Orientador:
Orentadora: Eliane Maria Foleto (Depto. Geociências, UFSM).

Realização do mapeamento e zoneamento ambiental da propriedade do Clube do Professor Gaúcho – CPG/SMA.

GESTÃO AMBIENTAL APLICADA A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E AO CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE SANTA MARIA.
Autor: Christhian Santana Cunha.
Orientador: Rafael Cabral Cruz
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão Ambiental. Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).