RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

RELATÓRIO ANUAL

PROJETOS ATIVIDADES E PATICIPAÇÕES

DURANTE TODO O ANO DE 2001

Município de São Francisco de Paula:

- Ministradas aulas de Educação Ambiental na escola municipal Henrique Dias;

Município de Santa Maria:

-  A sala da Fundação, com sua infraestrutura, foi o local de funcionamento do Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;

- Local de reuniões da Comissão de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;

- Participação, como Coordenador Geral, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;

- Participação, como Conselheiros, nos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente, Saúde e Habitação.

- Participação da Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul;

- Participação como Membro do Conselho Gestor da Casa de Saúde de Santa Maria;

- Participação como Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

Abril

04 – Reunião para a criação de uma Reserva Permanente de Patrimônio Natural – levantamento da documentação necessária a ser apresentada ao IBAMA.

16 – Município de Restinga Seca – Reunião com o Sr. Prefeito, Vice-Prefeito e Secretário de Administração – discussão de um projeto de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

17 e 18 – Município de Santa Maria – Escola Municipal de Aprendizagem Industrial – participação das discussões do Seminário de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

27 – Município de São Martinho da Serra – Visita ao Prefeito e Secretária de Educação e Turismo para a organização de uma Área de Preservação Ambiental nos Municípios de São Martinho da Serra, Itaara e Santa Maria.

Maio

02 – 4ª Coordenadoria Regional de Saúde – Discussão sobre a disposição do Lixo Hospitalar da Região.

05 – Município de Pelotas – Participação do XXII Encontro Estadual de Entidades Ecológicas –  Reunião da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente, com o tema “ Bases para o Paradigma Ecológico”.

15 e 16 – Município de Santa Maria – UNIFRA – Seminário do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

22 – Município de Itaara – Visita ao Prefeito e Secretária de Turismo para a organização de uma Área de Preservação Ambiental nos Municípios de São Martinho da Serra, Itaara e Santa Maria.

Junho

02 – Município de Mata – Participação de reunião com o Vice-prefeito, Secretário de Educação e equipe – discussão de Programas de Educação Ambiental.

04, 05 e 06 – Município de Santa Maria –Organização e Participação nos eventos da Semana do Meio Ambiente.

06  - Município de Santa Maria – Testemunhas no Protocolo de Intenções para a criação de uma Área de Preservação Ambiental ( APA ) entre os Municípios de Santa Maria, São Martinho da Serra e Itaara.

11 – Cidade de Restinga Seca – Analise de quatro áreas para instalação de um Aterro Sanitário.

20 – Município de Santa Maria – Visita do Promotor da Curadoria de Fundações, à Fundação MO’Ã, para análise de suas atividades estatutárias e aprovação do seu relatório anual.

Julho

13 e 14 – Município de Santa Maria – Bairro Perpétuo Socorro – Debatedores no Seminário Arroio Cadena.

Agosto

17 – Município de Santa Maria – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Curso sobre Gestão Ambiental Compartilhada Estado/Município.

Setembro

11 – Município de Santa Maria – Universidade Federal – Eleições das Entidades Membro no Comitê de Gerenciamento da Bacia dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirin. Eleitos – Organizações Ambientalistas.

12 – Município de Santa Maria – Centro Integrado de Iniciação ao Trabalho apresentação do Projeto “Educação para Comunidade Sustentável” em parceria com a Fundação Gaia de Porto Alegre.

Outubro

09 – Município de Santa Maria Fundação MO’Ã – Recebimento da Comunicação do Conselho Nacional de Meio Ambiente do Ministério de Meio Ambiente – Fundação está inscrita no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas.

19 e 20 – Município de Santa Maria – Brigada Militar – Conferencista da “Conferência Macro Regional de Vigilância Sanitária”.

23 – Município de São Sebastião do Caí – Participação da Reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Caí.

23 – Município de Santa Maria –Clube Atiradores Esportivo - Pré-Conferência Municipal de Meio Ambiente – Coordenada por membros da Fundação MO’Ã.

24 – Município de Porto Alegre – Assembleia Legislativa -Participação no Seminário sobre Poluentes Orgânicos Persistentes.

Novembro

09 – Município de Santa Maria – Secretaria de Saúde – Encontro com Agentes Comunitários de Saúde relacionando o meio ambiente com a Saúde.

10 – Município de Santa Maria – Sistema Único de Saúde – Palestrante no Encontro de Gestores de Saúde.

20 – Município de Restinga Seca – Lei Municipal 1.576/2001 – Autoriza o Executivo Municipal a Celebrar Convênio com a Fundação MO’Ã com vistas à Consultoria Ambiental, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

21 – Município de Santa Maria – SENAI – Organização e participação do Curso de Construção Civil Ecológica  - Noções de Permacultura –     80 horas.

30 – Município de Santa Maria – Escola Estadual Manoel Ribas – Coordenação da Abertura e atividades da II Conferência Municipal de Meio Ambiente do Município de Santa Maria.

Dezembro

01 – Município de Santa Maria – Escola Estadual Manoel Ribas – Coordenação das discussões temáticas e conclusões da II Conferência Municipal de Meio Ambiente.

03 – Município de Restinga Seca – Visita para a realização de um Plano de Controle Ambiental na Pedreira São Miguel.

12 – Município de Santa Maria – Sede da Fundação MO’Ã – Reunião com os Membros da Fundação MO’Ã para discutir os projetos a serem desenvolvidos no Município de Restinga Sêca.