RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2012

CONSELHO ADMINISTRATIVO:

Instituidores:

Jussara Cabral Cruz (Vice-Presidente)

Horst Oscar Lippold

Luis Giovani Pozzobon

Eleonora Diefenbach Muller

Wani Bonini

 

Representantes:

Universidade Federal de Santa Maria - Eliane Maria Foleto (Presidente) e Adriano Severo Figueiró

Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - Paulo Tadeu Quintana e Benildes Giuliani Mazzorani

Centro Universitário Franciscano - Mariana Ribeiro Santiago e Alexandre Swarowsky

Ordem dos Advogados do Brasil - João Marcos Adede y Castro e Marcio de Souza Bernardes.

 

DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor Executivo: Rainer Oscar Muller

Coordenador do Dept° Técnico: Carlos Leite Maciel Filho até setembro. Substituição em discussão.

 

CONSELHO FISCAL:

Efetivos:

Alcebíades Gazzoni

Glênio Lopes dos Santos

Virgínia Severo Fagundes Pereira

Suplentes:

Fernando Antônio Valença Floresta

Nelson Ramão

Pedro Sartori

 

FUNCIONÁRIOS

- Graciela Schmidt Disconzi

- Michele Benetti Leite (Desde Outubro de 2012)

 

ESTAGIÁRIOS

- Andrea Pereira Lock (Estágio extracurricular)

- Christhian Santana Cunha (Estágio extracurricular)

- Daniel Borini (Estágio extracurricular)

- Caroline Borges (Estágio curricular)

 

INTERCAMBISTAS

- Átilla Firat (Engenharia de Produção, Turquia)

- Jasmina Kolb (Direito, Alemanha)

 

AGRADECIMENTOS:

Doadores:

  • UNIMED - Santa Maria

  • APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria

  • Eleonora Diefenbach Muller

  • Rainer Oscar Muller

  • Família D. Regina Antônio Pozzobon

Sala – Sede:

- Contrato de Comodato de Imóvel - APUSM - a partir de Outubro/2010.

Área Rural:

- Terreno de 3.210,00 m², constituído do lote n° 34, da quadra VI-B, 3° e 4° setores do loteamento Colinas de São Francisco, da cidade de São Francisco de Paula. Matrícula n° 6.287 do L°2 de Registro Geral, do Ofício de Registro de Imóveis de São Francisco de Paula, RS, conforme escritura pública de doação pura e simples n° 490, do Livro n° 005, da Serventia Notarial e Registral de Camobi, Comarca de Santa Maria.

- Área de 24 ha situada no Rincão dos Minellos – registrada no Registro de Imóveis de Santa Maria/RS sob a matrícula n° 107.922, do Livro n° 2 – Registro Geral, e no INCRA sob n° 859.052.019.208-6, em processo de legalização para tornar-se uma RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural.

Parceiros:

  • UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

  • APUSM – Associação dos Professores Universitários de Santa Maria

  • Agecont - Catto Escritório Contábil Ltda

  • UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

  • Pró-Campo Planejamento Rural S/C Ltda - Eng. Agr. Oscar Carvalho

  • AIESEC - Association Internacionale des Estudiants en Sciences Economiques et Comerciales (Associação Internacional de Intercambistas Universitários.)

  • Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E/OU

PARTICIPAÇÕES EM 2012

PERMANENTES

SANTA MARIA

Como Conselheiro:

·         CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – integrante: Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Câmara Técnica de Educação Ambiental, participação na Comissão do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

·         Conselho Municipal de Saúde

·         Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

 

Como membro:

·         Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental - PROMFEA – Lei Municipal 5506/11.

·         Rede Municipal de Educadores Ambientais – REMEA.

·         Grupo de Trabalho discussão de Unidades de Conservação – Parques Municipais.

 

CANELA

Como Conselheiro nos Conselhos:

·         Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

·         Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal.

·         Consultivo da Floresta Nacional de Canela.

·         Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.

·         Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

 

ITAARA

Como Conselheiro:

·         CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2012

Março

·         Santa Maria – PROMFEA - Início das atividades PROMFEA. Reuniões de planejamento das atividades mensais do ano de 2012.

·           Santa Maria - Centro de Eventos do Colégio Militar de Santa (CMSM)- Lançamento do Trabalho Interdisciplinar (TI) do 6º Ano do Ensino Fundamental. Palestra sobre Educação Ambiental e os resíduos sólidos no cotidiano do aluno. Adotado o mesmo titulo do colégio: “Preservação do meio ambiente e da vida – Faça o seu papel, recicle!”.

 

Abril:

·         Santa Maria – ADESM - Início da participação da MO’Ã nas reuniões do Fórum Temático de Meio Ambiente.

·           Santa Maria - APUSM - Reunião do Conselho Administrativo da Fundação MO´Ã com a seguinte pauta:Discussão e Aprovação das contas; Relatório das atividades; Demonstrativo do resultado e Balanço Patrimonial do exercício de 2011 – com o respectivo Parecer Fiscal;  Levantamento de idéias sobre a construção de um projeto piloto com base na Agenda 21 e - Assuntos Gerais.

 

Maio

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã - Reunião do Conselho Administrativo da Fundação com a seguinte pauta: Eleição do presidente e vice-presidente do Conselho Administrativo; Referendar os Instituidores e empossar os representantes do Conselho Administrativo; Referendar o Conselho Fiscal; Escolher os membros da Diretoria Executiva e posse dos membros eleitos.

·           Santa Maria – Prefeitura Municipal de Santa Maria – Envio de ofício n° 035/2012 elaborado pelo Conselho Fundação MOA solicitando cópia da planta do Projeto do Parque São Vicente Pallotti.

·           Santa Maria - Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça – Envio do Projeto intitulado “Projeto Pinhal – Ações para a recuperação de áreas produtoras de água” com o objetivo de sensibilizar proprietários para a importância da recuperação florestal em nascentes e matas ciliares do Arroio Manoel Alves, no município de Itaara-RS, com campanhas de esclarecimento dirigido à comunidade e ações de recuperação florestal, simultânea ao monitoramento hidrológico quali-quantitativo para acompanhamento dos efeitos da recuperação das áreas.

 

Junho

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã – Envio de proposta para o Edital SOS Mata Atlântica. Projeto intitulado “Proposta de criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural Estadual em Itaara, Estado do Rio Grande do Sul”.

·           Portugal – Região Algarve, Cidade do Faro – Apresentação do artigo intitulado “EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: ATIVIDADES E INTERVENÇÕES NA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES NO MUNICÍPIO DE JAGUARI - RS – BRASIL” no 18.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional / APDR. Autoras: Andrea Pereira Lock - Fundação MO´Ã , Anna Christine Ferreira Kist (UFSM) e Ane Carine Meurer (Profª Drª UFSM).

·         Rio de Janeiro – Centro de Convenções Riocentro - Rio +20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Participação da Coordenadora do Departamento Técnico da Fundação MO’Ã, Engenheira Florestal Michele Benetti Leite.

 

Julho

·           Santa Maria – ADESM - Câmara Municipal de Vereadores – Colaboração para a criação do Caderno de Propostas, que traduz em ações práticas o que a sociedade deseja para o Município

·           Santa Maria – Ministério Público RS – Envio de documentação para o Cadastramento de entidades para habilitarem-se ao recebimento de bens e/ou valores provenientes de compromissos de ajustamentos de conduta.

 

Agosto

·           Santa Maria – Prefeitura Municipal de Santa Maria – Recebimento do Projeto Arquitetônico do Parque São Vicente Pallotti.

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã – Reunião e encaminhamento do Projeto para participação do edital da Fundação Boticário. Projeto intitulado “Elaboração do Diagnóstico Ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fundação MO’Ã em Itaara (RS) como subsídio ao Plano de Manejo"”.

·           Santa Maria – CONDEMA SM – Elaboração e apresentação do orçamento de recursos para III Jornada de Educação Ambiental de Santa Maria/RS. Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Fundação MO’Ã.

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã – Chegada da Intercambista alemã Jasmina Kolb pela Aiesec, acadêmica do curso de Direito da Universidade de Augsburg.

·           Santa Maria - UNIFRA – Assinatura do Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Convênio de Estágio entre a Fundação MO´Ã e o Centro Universitário Franciscano.

·           Santa Maria - Escola Vicente Farencena - Comemoração do 1º ano da LEI 5506/11 que institui o Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental – PROMFEA. Palestra sobre Educação Ambiental para os 8º e 9º ano Participação: Andrea Pereira Lock/Fundação MO´Ã, intercambista da Alemanha Jasmina Kob, Natallya/AIESEC, Vera Lucia Simon /SMED , E.M.E.F Vicente Farencena  com Silvana Guerino e Ana Londero.

·           Rio Grande – FURG – participação Congresso internacional de Educação Ambiental, Projeto “Meio Ambiente e Cidadania” – Como Ferramenta de Transformação e Apoio ao Programa de Gestão Ambiental no Município de Jaguari/RS Andrea Pereira Lock;

 

Setembro

·      Santa Maria – Universidade Federal de Santa Maria – Palestra intercambista da Alemanha Jasmina Kolb para alunos de Pós-graduação da disciplina Avaliação de Risco e Impactos Ambientais.

·        Santa Maria – Auditório do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (NESAF) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Participação no Seminário Sobre o Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos, com ênfase no monitoramento e modelagem de bacias hidrográficas.

·      Santa Maria- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – participação na Palestra “Coleta, Acesso, Remessa e Transporte de Amostra de Componente do Patrimônio Genético e/ou acesso do Conhecimento Tradicional Associado - Legislações Aplicáveis.

·     Boca do Monte – Escola Municipal Rural João Hundertmark – Palestra Educação Ambiental. Participação Andrea Pereira Lock/Fundação MO’Ã, Vera Simon/ SMED e Jasmina Kolb e Alex/AIESEC.

·     Itaara – Escola Alfredo Lenhardt – Participação e Organização do Evento Dia da Árvore. Participação: Andrea Pereira Lock, Michele Benetti Leite, Rainer Oscar Müller e Eleonora Diefenbach Muller e Jasmina Kolb / Fundação MO’Ã, Associação Amigos do Parque Pinhal.

      ·           Rio Grande - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (IV EDEA) e, juntamente com ele, o Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (V CPEASul). Participação em evento e apresentação de artigo completo intitulado: “Movimentos Sociais, ONGS Ambientalistas e Educação Ambiental. Autores: estagiária Fundação MO’Ã Andrea Pereira Lock, Neida Maria Camponogara de Freitas; Coautores: Heliana de Moraes Alves; Ney Izaguirry de Freitas Junior.

·         São Paulo - SOS Mata Atlântica – participação na oficina de gestão de projetos para os beneficiados do XI Edital do Programa RPPN da SOS Mata Atlântica – Michele Benetti Leite.

·         Santa Maria – Superintendência de Projetos - reunião com o Sr. Elisandro Roath do Canto, colocando a preocupação sobre o Projeto do futuro Parque São Vicente Pallotti com a participação da Presidente do Conselho Administrativo Eliane Maria Foleto, Vereadora Maria de Lourdes Castro e Instituidores Eleonora Diefenbach Müller, Rainer Oscar Müller e a Coordenadora do Departamento Técnico da Fundação,  Michele Benetti Leite.

 

Outubro

·         Santa Maria – Santa Maria – EMAI – III Jornada Municipal de Educação Ambiental com o tema principal “Educação Ambiental: projetos escolares e aplicabilidade”- Coordenação e participação da Fundação MO’Ã.

·         Santa Maria – Fundação Boticário de Proteção à Natureza – Aprovação para 2ª fase do Projeto intitulado “Elaboração do Diagnóstico Ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fundação MO’Ã em Itaara (RS) como subsídio ao Plano de Manejo".

·         Santa Maria – Fundação MO’Ã – Início da elaboração do Programa Saúde da Água - projeto piloto em Itaara-RS -  criação e apresentação da logomarca do programa elaborada por alunos do Curso de Desenho Industrial-UFSM. Entre os projetos que serão desenvolvidos está o Projeto de Recolhimento e Destinação do Óleo de Cozinha Usado, que será tema da dissertação de mestrado de Graciela Schmidt Disconzi, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFSM.

·           Santa Maria – Câmara de Vereadores – Participação na Oficina de Partida do Projeto RS Biodiversidade sobre as ações na área da Quarta Colônia. O objetivo foi fortalecer a rede interinstitucional de ações conservacionistas no âmbito das regiões prioritárias e possibilitar um ambiente de debate em prol do desenvolvimento de políticas conservacionistas no Estado, em uma perspectiva socioambiental.

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã – Início do estágio curricular da Caroline Borges, acadêmica do curso de Geografia Bacharelado da UFSM. Ela trabalhará na caracterização socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Vacacaí-mirim/RS.

·           Santa Maria – Fundação MO’Ã – Visita do Dr. Gustavo Ramos Vianna, Curador das Fundações. A Conselheira e Presidente Eliane Maria Foleto colocou os principais assuntos e respondeu as interrogações do Promotor. Participaram da reunião, além do Presidente, os Instituidores Jussara Cabral Cruz, Eleonora Diefenbach Müller, Rainer Oscar Müller, os contadores Adilson Catto e Silvana Caetano, funcionárias Graciela Disconzi e Michele Leite e estagiário Christhian Santana.

·           Porto Alegre - Teatro Dante Barone - Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul - Simpósio Gaúcho das Águas – debate de questões relativas aos seguintes temas: estiagens no Estado do Rio Grande do Sul, captação e manejo da água de chuva, reutilização da água, gestão e planejamento do uso dos recursos hídricos, presença de contaminantes na água, utilização da água de chuva na construção civil e na agropecuária, além das diversas problemáticas da gestão de recursos no Estado do Rio Grande do Sul. Apresentação da Carta Gaúcha das Águas, que sintetiza os principais aspectos dos assuntos tratados – Michele Benetti Leite.

·           Santa Maria – UNIFRA - Participação no ciclo de palestras DIADESOL - RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – participação de funcionárias e estagiário da Fundação.

 

Novembro

·            Itaara – Visitas às escolas de Itaara com mestrandos e acadêmicos da UFSM, convidando-as para participarem do projeto encaminhado à PETROBRAS Ambiental. Igualmente ao Lago Santo Expedito, que é uma das nascentes do Arroio Manoel Alves, SOCEPE e à área da Fundação MO’Ã.

·           Santa Maria – APUSM – Apresentação do Filme “A vida do Solo” escrito pela Professora Dra. Ana Primavesi. O desenho animado foi recuperado a partir de um filme 16 mm produzido entre 1963 e 1968 no então Instituto de Solos e Culturas da UFSM. O filme faz uma abordagem inovadora para a época dos elementos do solo e os fatores que interferem na sua composição e manutenção. A produção original foi feita pelos então desenhistas Joel Saldanha, Orion da Silva Mello e Glycia Doeler. A coordenação da execução em DVD foi realizada por Rainer Oscar Müller, Secretário do Instituto na época.

 

Dezembro

·           Porto Alegre – SEMA - Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) – reunião com a Bióloga/Técnica Ambiental, Coordenação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação, Ana Cristina Tomazzoni, para esclarecimentos sobre a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fundação MO’Ã - Participação do estagiário Christhian Santana.

·           Santa Maria - Programa PETROBRAS Ambiental – Envio do “Projeto Saúde da Água - Conservação e preservação dos recursos hídricos”, contemplando a Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí Mirim.

 

EQUIPE PARTICIPANTE DO PROGRAMA SAÚDE DA ÁGUA

Eliane Maria Foleto – Drª. em Engenharia da Produção – Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Departamento de Geociências/Centro de Ciências Naturais e Exatas/Universidade Federal de Santa Maria – Curso de Geografia, e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSM.E-mail: efoleto@gmail.ufsm.br

Jussara Cabral Cruz – Dra. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, professora de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria.E-mail: jussaracruz@gmail.com

Michele Benetti Leite - Mestre em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2012), pela Universidade Federal de Santa Maria, com graduação em Engenharia Florestal pela mesma universidade (2008). Responsável técnica da Fundação MO’Ã.micheleleit@gmail.com

Rainer Oscar Müller– Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Funcionário público federal aposentado. Diretor Executivo da Fundação MO’Ã.

Andrea Pereira Lock - Mestranda em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Administradora. Especialista em Educação Ambiental. Especialista em Gestão Ambiental.

Christhian Santana Cunha – Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. Graduando em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Gestor Ambiental pela Universidade Federal do Pampa.

Graciela Schmidt Disconzi – Mestranda em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, com graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil.

Rafael Cardoso - Mestrando em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS.

Renata Xavier - Mestranda em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Marcele Cassol Licht – Acadêmica do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Criadora do logo do Programa Saúde da Água.

Mateus Lopes Costa – Acadêmico do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Criador do logo do Programa Saúde da Água.

Tiéle Abreu - Acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. Estagiária em Assessoria de Imprensa da Fundação MO’Ã.

Marleen L Rosa - Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Franciscano.

Suziely Delgado - Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Franciscano.

Marina Deon – Acadêmica do curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria.

 

TRABALHOS ACADÊMICOS

1. APRESENTAÇÃO EM PORTUGAL

LOCK, Andrea Pereira; KIST, Anna Christine; MEURER, Ane Carine.  Artigo: “Educação Ambiental como Instrumento de Gestão: atividades e intervenções na Associação de Recicladores no Município de Jaguari - RS – Brasil”.  1231- 1238. 18º Congresso APDR - Inovação e Desenvolvimento Regional e 6º Congresso de Conservação e Gerenciamento da Natureza - Tema: Sustentabilidade Urbana. (UrbanSustainability). Universidade do ALgarve, (University of Algarve) Campus Gambelas. Faro - Portugal- PT, 2012. Anais (ISBN: 978-989-96353-3-3). Disponível em: < www.apdr.pt/congresso/2012/pdf/INDICE.pdf> e <www.apdr.pt/publicacoes/PROCCEDINGS_18_CONGRESSO.pdf>.

 

 2. CAPITULO E-BOOK - (ARTIGO COMPLETO)

LOCK, Andrea Pereira; MEURER, Ane Carine. “O Catador de Materiais Recicláveis e os Resíduos Sólidos”. Pg. 309-331. Fronteiras da Pesquisa em Geografia / organização de Lauro César Figueiredo. Santa Maria: UFSM, 2012. 468 p.: il. ISBN: 9976562059000. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/ppggeo/files/E-book%20Completo%202011.pdf>

 

3. APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NA UAB/ PANAMBI (2001) PUBLICADO EM REVISTA DA UFSM EM (2012) – CONGRESSO INTERNACIONAL

LOCK, Andrea Pereira; KIST, Anna Christine. Projeto “Meio Ambiente e Cidadania”– como ferramenta de transformação e apoio ao programa de gestão ambiental no Município de Jaguari – RS. Revista Eletrônica - Digital - REMOA - UFSM. Vol. 5, Nº 5 (2012): EDIÇÃO ESPECIAL (JAN 2012) - II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – e-ISSN 2236-1308; Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/article/view/4271>.

 

4. APRESENTAÇÃO TRABALHO NA FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI

VLG Simon, AP Lock, AV Mendes. Educação ambiental e sustentabilidade: atividades e intervenções do PROMFEAV. 1, n. 1 (2012): Atos do Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade: valores sociais para uma economia sustentável - Eixo 1 - Educação para a Economia Verde e para o Desenvolvimento Sustentável – Artigos. Educação Ambiental e Sustentabilidade: atividades e intervenções do PROMFEA. ISSN: 2237-4582. Disponível em:<http://reciprocidade.emnuvens.com.br/rr/search/authors/view?firstName=Andrea&middleName=Pereira&lastName=Lock&affiliation=Funda%C3%A7%C3%A3o%20MO%E2%80%99%C3%83&country=BR>

 - Caracterização Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí-Mirim. Relatório de Estágio. Curso de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. (em andamento).

 

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DA UFSM CONFORME TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICO:

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Ciências Naturais e Exatas / Departamento de Geociências.

Participação: Fundação MO’Ã

 

Projeto de Pesquisa Científica

Aprovado com financiamento junto à FAPERGS, Edital 004/2012 Programa Pesquisador gaúcho – PqG – Faixa A. (processo:12/0942-4)

Coordenação: Eliane Maria Foleto

ZONEAMENTO E PLANO DE MANEJO: “PARQUE DO MORRO” E “PARQUE DO PALLOTTINO” EM SANTA MARIA/RS

 

Projeto de Pesquisa

Registrado no Gabinete de Projetos CCNE/UFSM nº. 032694: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL ESTADUAL EM ITAÁRA NO ESTADO DO RS: RPPN DA FUNDAÇÃO MO´Ã. (04/09/2012 a 04/09/2013), participantes e comprovantes em anexo.