PROJETOS

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL-COMUNIDADE PILOTO (1998)
Pesquisas Sócio-Ambiental nos bairros Perpétuo Socorro e Chácara das Flores
data: agosto de 1998
Participantes: Fundação MO'Ã, Núcleo de Educação Ambiental - IBAMA, UFSM, Faculdade Franciscanas, Secretária Municipal de Educação, Secretária Municipal de Saúde e Meio Ambiente e Secretária Municipal de Planejamento.
Mais de 60 pessoas envolvidas, entre professores e alunos.

PROGRAMA AGENDA AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANELA (2007)
Programa realizado pela Fundação MO'Ã, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Canela.

PRÊMIO DE GESTÃO PELA ASSOCIAÇÃO RIO GRANDENSE DE FUNDAÇÕES E MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL PELO TRABALHO REALIZADO NO PROGRAMA AGENDA AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE CANELA (2009)

PROGRAMA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL(PROMFEA) (2009)
O programa originou o decreto municipal número 150/2009 em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e de Proteção Ambiental.

GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE PARQUES URBANOS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (2010)
Composto por Departamento de Geociências da UFSM, SEMA/DEFAPE, IBAMA, APUSM e Fundação MO'Ã - Portaria 56 - Prefeitura Municipal.

A VIDA DO SOLO (2012)
Projeto de transformação de um filme de 16mm produzido entre 1963 e 1968 no então Instituto de Solos e Culturas da UFSM para DVD. O filme foi escrito pela professora Dra. Ana Primavesi e este desenho animado foi elaborado pelos então desenhistas Joel Saldanha, Orion da Silva Mello e Glycia Doeler. A coordenação da execução em DVD foi realizada por Rainer Oscar Müller, então secretário do instituto e membro da Fundação Mo'ã.

PROJETO SAÚDE DA ÁGUA (2014)
O Projeto Saúde da Água, realizado pela Fundação MO’Ã com patrocínio da Petrobras, programa Petrobras Socio-ambiental, vem desenvolvendo atividades de restauração ecológica em nascentes e matas ciliares, de avaliação do regime hidrológico e da qualidade das águas no Arroio Manoel Alves em Itaara.