SOBRE

História

Em 1996, Luiz Giovani Pozzobon, proprietário do Hotel Umberto, Roberta Rastl, Relações Públicas, Horst Oscar Lippold, Especialista em Fauna, Eleonora Diefenbach Müller,Cirurgiã Dentista, Rainer Oscar Müller, Economista e Wani Bonini, Médica, realizaram os primeiros esforços para manter uma entidade ligada ao Meio Ambiente. Não sendo possível, nasceu a ideia de formar uma Fundação, controlada pelo Ministério Público Estadual. Somaram-se ao grupo os professores Adelino Alvarez Filho, Engenheiro Agrônomo, Berenice Weissheimer Roth, Engenheira Química, Jussara Cabral Cruz, Engenheira Civil, Juarez Martins Hoppe, Engenheiro Florestal (falecido), Pedro Luiz Sartori, Geólogo e Vanoli Xavier Lopes, Engenheiro Agrônomo (falecido). Estes foram os Instituidores da Fundação. Em 1997, houve o registro do Estatuto e assim nasceu a Fundação MO'Ã, que significa proteger em tupi-guarani.

A Fundação MO'Ã é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por prazo indeterminado, com sede na cidade de Santa Maria, regendo-se pela legislação aplicável e pelo seu estatuto. Tem sua estrutura formada por um Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, sendo constituída por Membros Instituidores e Representantes da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria e Ordem dos Advogados do Brasil.

O capital exigido por lei para sua constituição foi doado pela UNIMED Santa Maria, APUSM e pelo casal Eleonora Diefenbach Müller e Rainer Oscar Müller. A sede da Fundação funcionou até 2010 em uma sala concedida pela família de Úrsula Regina Antônio Pozzobon. Em 2010, passou o seu local de trabalho para o prédio da APUSM, conforme contrato de comodato.

A Fundação está inscrita no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas / Conselho Nacional do Meio Ambiente / Ministério do Meio Ambiente. Foi considerada pela Lei Municipal 4352/2000 como de Utilidade Pública Municipal.

Em setembro de 2007, a Fundação MO'Ã recebeu por doação, uma área de 24ha no interior do município de Itaara-RS, localizada em região de Mata Atlântica. A área destina-se, especipalmente, a ações ligadas à Pesquisa Científica e à Educação Ambiental e, atualmente, encontra-se em processo para tornar-se uma Reserva Particular de Patrimônio Natural Estadual (RPPN).

Objetivos

A Fundação MO'Ã - Estudos e Pesquisas para a Proteção e o Desenvolvimento Ambiental tem por objetivo promover a consciencia ecológica na defesa do equilibrio do meio ambiente, propondo:
a) Congregar pessoas físicas e jurídicas que desejem a preservação do meio ambiente natural e o combate a depredação ambiental;
b) Promover o desenvolvimento ecológico na agricultura, pesquisa, difusão e tecnologias;
c) Criar, restaurar e manter jardins botânicos, parques e sítios de interesse ecológico e paisagístico e áreas de reservas e de preservação ambiental;
d) Defender uma sociedade ecologicamente sustentável;
e) Participar de conselhos municipais e estaduais que tenham por objetivo a defesa do meio ambiente;
f) Estimular a integração entre saúde e meio ambiente;
g) Promover o apoio ao controle da poluição sonora e visual.

Diretoria

Conselho Administrativo:

Presidente:

- Eliane Maria Foleto

Vice-Presidente:

- Marlon Willian Schirrmann

Conselheiros(as):

- Benildes Giuliani Mazzorani
- Eleonora Diefenbach Muller
- Horst Oscar Lippold
- Jussara Cabral Cruz
- Luis Giovani Pozzobon
- Wani Bonini

Diretoria Executiva:

Diretor Executivo:

- Rainer Oscar Muller

Conselho Fiscal:

- Elsbeth Léia Spode Becker
- Fernando Antonio Valença Floresta
- Marivane Vestena Rossato