RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2013

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO:

Instituidores:

Jussara Cabral Cruz (Vice-Presidente)

Horst Oscar Lippold

Luis Giovani Pozzobon

Eleonora Diefenbach Muller

Wani Bonini

 

Representantes:

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Eliane Maria Foleto (Presidente) e Adriano Severo Figueiró

- Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) - Paulo Tadeu Quintana e - Benildes Giuliani Mazzorani

- Centro Universitário Franciscano - Mariana Ribeiro Santiago e Alexandre Swarowsky

- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - João Marcos Adede y Castro e Marcio de Souza Bernardes A partir de 12 de Junho - Marlon Willian Schirrmann.

 

DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor Executivo: Rainer Oscar Muller

 

COORDENADORIA DO DEPT° TÉCNICO

Coordenadora Técnica: Eng. Florestal Michele Benetti Leite

 

CONSELHO FISCAL:

Efetivos:

Alcebíades Gazzoni

Glênio Lopes dos Santos

 

Suplentes:

Fernando Antônio Valença Floresta

Nelson Ramão

Pedro Sartori

 

FUNCIONÁRIOS

- Eng. Florestal Michele Benetti Leite

- Adm. Andrea Pereira Lock (a partir de Outubro 2013)

 

COLABORADORA VOLUNTÁRIA

- Eng. Florestal Luciane Chami

 

ESTÁGIÁRIOS

- Greice Kelly Perske da Silva (Geografia/UFSM)

- Jocele Tormes (Politécnico/UFSM)

- Marina Deon Ferrarese (Biologia/UFSM)

  

AGRADECIMENTOS:

Doadores:          

  • Eleonora Diefenbach Muller
  • Rainer Oscar Muller
  • AGECONT – Assessoria Gerencial Contábil
  • APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria
  • Família D. Regina Antônio Pozzobon
  • UNIMED - Santa Maria

 

Sala – Sede:

- Contrato de Comodato de Imóvel - APUSM - desde Outubro/2010.

 

Área Rural:

- Terreno de 3.210,00 m², constituído do lote n° 34, da quadra VI-B, 3° e 4° setores do loteamento Colinas de São Francisco, da cidade de São Francisco de Paula. Matrícula n° 6.287 do L°2 de Registro Geral, do Ofício de Registro de Imóveis de São Francisco de Paula, RS, conforme escritura pública de doação pura e simples n° 490, do Livro n° 005, da Serventia Notarial e Registral de Camobi, Comarca de Santa Maria.

             - Área de 24 ha situada no Rincão dos Minellos – registrada no Registro de Imóveis de Santa Maria/RS sob a matrícula n° 107.922, do Livro n° 2 – Registro Geral, e no INCRA sob n° 859.052.019.208-6, em processo de legalização para tornar-se uma RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural.

 

Parceiros:

  • UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • APUSM – Associação dos Professores Universitários de Santa Maria
  • AGECONT - Catto Escritório Contábil Ltda
  • UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
  • Pró-Campo Planejamento Rural S/C Ltda - Eng. Agr. Oscar Carvalho
  • AIESEC - Association Internacionale des Estudiants en Sciences Economiques et Comerciales (Associação Internacional de Intercambistas Universitários.)
  • Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E/OU

PARTICIPAÇÕES EM 2013

PERMANENTES

SANTA MARIA

Como Conselheiro:

 

·         CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – integrante: Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Câmara Técnica de Educação Ambiental, participação na Comissão do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

·         Conselho Municipal de Saúde

·         Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

 

Como membro:

·         Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental - PROMFEA – Lei Municipal 5506/11.

·         Rede Municipal de Educadores Ambientais – REMEA.

·         Grupo de Trabalho discussão de Unidades de Conservação – Parques Municipais

·           Fórum Cidadania.

 

 

CANELA

Como Conselheiro nos Conselhos:

·         Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

·         Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal.

·         Consultivo da Floresta Nacional de Canela.

·         Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.

·         Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

 

ITAARA

Como Conselheiro:

·         CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2013

PROJETOS ENVIADOS

1.    PROGRAMA DE SELEÇÃO DE PROJETOS ECOMUDANÇA EDITAL 2012/2013

DATA: 08 DE FEVEREIRO DE 2013

LINHAS DE ATUAÇÃO: Manejo de Resíduos; Redução na geração de resíduos sólidos; Instalação de Biodigestores; Compostagem; reciclagem e outras iniciativas inovadoras relacionadas ao tema.

 

2.    BANRISUL

Programa Banrisul de Patrocínios 2013

Data: 15 de março de 2013

Área: Institucional

Segmento: Meio Ambiente

Título: Saúde da Água

 

3.    FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZAEDITAL DE APOIO A PROJETOS DE CONSERVAÇÃO

DATA: 30/03/2013

TÍTULO: Levantamento da ordem Anura em fragmento do bioma Mata Atlântica, na futura área de Reserva Particular do Patrimônio Natural Fundação MO'Ã, no sul do Brasil

 

4.    CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

DATA: 30 de maio de 2013

TÍTULO: Monitoramento da ciclagem biogeoquímica em um remanescente de floresta estacional subtropical no rio grande do sul.

RESPONSÁVEL: Prof. Dr. nat. tech Mauro Valdir Schumacher

 

5.    SOS MATA ATLANTICA

DATA: outubro/2012 – Continuação dos trabalhos em 2013. O contrato segue até 07/02/2014.

Titulo: Proposta de Criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural Estadual em Itaara, Estado do Rio Grande do Sul – RPPN MO´Ã

Responsável: Michele Benetti Leite e Eliane Maria Foleto

 

6.    PETROBRAS

DATA: 17 de Outubro de 2013

Titulo: Saúde da Água

Responsável: Prof. Dr. Solon Jonas Longhi

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2013

JANEIRO

Indicação de representantes da Fundação para o Comitê de Bacias Hidrográficas Vacacaí, Vacacaí Mirim: Michele Benetti Leite e Christhian Santana Cunha

Confecção das Camisetas da Fundação Mo´ã do Programa Saúde da Água.

 

Contatos com o prof. Carlos Frozi, representante da Fundação MO´Ã em Canela –RS. Recebimento de convite para um provável convênio entre a Fundação MO´Ã e Instituto MONÃ - Centros de Estudos Ambientais.

 

FEVEREIRO

ELEIÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DO CNEA/CONAMA: A Fundação MO´Ã participou da votação.

DEFESA DE ESTÁGIO: No dia 22 de fevereiro, a responsável técnica da Fundação MO’Ã Michele Benetti Leite, participou como banca da defesa do Relatório de Estágio, onde foi supervisora, da aluna Caroline Maria Cadore Borges do Curso de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. O Professor Orientador foi o Prof. Dr. Eduardo Schiavone Cardoso, também responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estágio que a acadêmica desenvolveu na Fundação MO’Ã. O relatório teve como título “Caracterização Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí-Mirim”.

 

MARÇO

CONSULTORIA VOLUNTÁRIA PARA PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA AGENDA 21 EM CANELA: O Biólogo Carlos Frozi, membro da Fundação MO’Ã, prestou consultoria voluntários para os professores responsáveis pela Agenda 21 das Escolas Municipais de Canela, através da Secretaria Municipal de Educação, nos meses de março a novembro de 2013 (ANEXO B).

 

ATUALIZAÇÃO DO FOLDER INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO MO’Ã: Neste mês foi atualizado o folder com as informações sobre a Fundação MO’Ã. Neste material já consta o Programa Saúde da Água. Uma cópia do folder encontra-se em anexo (ANEXO A).

 

ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA: A Fundação MO’Ã desenvolveu duas atividades em Itaara alusivas ao Dia Mundial da Água. Foi apresentado um teatro para os alunos das escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Municipal Euclides Pinto Ribas com a intenção de interagir com os alunos sobre a importância da água, o seu uso consciente e formas de evitar o desperdício. Também foi realizada uma ação juntamente com a CORSAN, que consistiu em um pedágio informativo, com a finalidade de divulgar o Projeto Saúde da Água e distribuição de material da Fundação MO’Ã (Figuras 1 e 2).

 

EVENTO IDEIA SOCIAL SANTA MARIA: As funcionárias Andrea Pereira Lock e Michele Benetti Leite participaram do evento IDEIA SOCIAL Santa Maria, realizado pela AIESEC. o evento foi direcionado às instituições parceiras da AIESEC em Santa Maria, a fim de apresentar os projetos para 2013 (Figura 3).

 

ABRIL

MINI CURSO DE CULTURAS SUSTENTÁVEIS E CONSTRUÇÃO DO ESPIRAL DE ERVAS: A Fundação MO’Ã, em parceria com a 8ª CRE e Emater, participou de atividades realizadas na Escola Estadual Manoel Ribas, onde foram oferecidos cursos aos parceiros, alunos e funcionários da Escola (Figura 4).

 

4ª SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO: A Fundação MO’Ã participou da Comissão Organizadora da 4ª Semana Municipal de conscientização sobre o ruído, que ocorreu de 22 a 26 de abril de 2013 em Santa Maria. A Semana realizou atividades que colaboraram com a divulgação e esclarecimento da necessidade de proteção à saúde física e psicoemocional das pessoas expostas ao ruído (Figura 5).

 

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Foram realizadas atividades de Educação Ambiental na Escola Duque de Caxias e na Escola Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro (Figura 6).

 

MAIO

PUBLICAÇÃO DE VÍDEO: Em 19 de abril de 2013 foi publicado um vídeo em comemoração dos 10 anos do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica do qual a  Fundação MO’Ã participou através de Tiele Abreu, estagiária de comunicação da Fundação MO´Ã neste periodo. O vídeo encontra-se no seguinte endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=yDZdyiJDEbY

 

OFICINA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SANTA MARIA (CEASM): Foi realizada uma oficina no dia 12 com 27 alunos da 7ª série e 3 professores da  Escola João de Maya Braga (Figura 7) com o tema “Saúde da água: transformando a poluição em som e arte”. Durante a oficina discutiu-se sobre a reciclagem e houve a exposição de cartazes sobre os instrumentos a serem confeccionados, entre os quais: pau de chuva, chocalhos de diferentes modelos, xilofone, tambor e berimbau. Os oficineiros foram os então estagiários Olímpio Rafael Cardoso, Renata Azevedo Xavier e Elis Helene de Andrade Deon, e a atual estagiária Marina Deon Ferrarese. Além disso, a abertura e apresentação foram realizadas pela funcionária da MO’Ã Andrea Pereira Lock e pela funcionária da SMED Vera Simon, representantes do Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental (PROMFEA).

 

PROGRAMA INOVE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A Fundação ralizou uma palestra, através do Diretor Executivo Rainer Oscar Muller, a convite da  UNIMED, a fim de apresentar a MO´Ã, seus objetivos e projetos (Figura 8).

 

CURSO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: O curso visou a sensibilização e formação de professores da rede estadual de ensino de Santa Maria para a prática sustentável na escola através de dicas de melhoria para os pátios escolares através de plantio, ornamentação e adequação destes espaços. A Fundação MO´Ã foi parceira atuando na organização e ministrando palestras (Figura 9).

 

XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XXII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR DE SANTA MARIA: A Fundação MO’Ã participou da organização do evento realizado pelo Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (MOBREC) (Figura 10).

 

JUNHO

ATERRO SANITÁRIO DE SANTA MARIA: No dia 06 de junho foi realizada uma visita ao aterro sanitário de Santa Maria, junto aos demais membros do CONDEMA do mesmo município, em função da ampliação da capacidade de deposição de 300 para 500 toneladas por dia. A Fundação também participou da Audiência Pública que discutiu a ampliação do aterro sanitário de Santa Maria, realizada às 9 horas do dia 24 de junho de 2013, na Sala Coronel Valença (Plenário) da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria (Figura 11).

 

PALESTRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CANELA: O Biólogo Carlos Frozi ofereceu a palestra intitulada “Resgatando Culturas e Saberes”, no dia 6 de junho, nas EMEF’s Balduíno Boelter e Zeferino José Lopes, localizadas na zona rural de Canela (ANEXO B).

 

ATIVIDADE DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL: Realizou-se na Escola Alfredo Lenhardt, localizada em Itaara-RS, uma atividade de percepção ambiental ligada ao Programa Saúde da Água. A atividade consistiu em um questionário, com os alunos do 4° e 5° anos (Figura 12).

 

JULHO

Oficina de Educação Ambiental no CEASM: No dia 03 de julho a Fundação MO’Ã participou de mais uma atividade de Educação Ambiental no Centro de Educação Ambiental de Santa Maria. Os oficineiros foram Olímpio Rafael Cardoso, Renata Azevedo Xavier, Elis Helene de Andrade Deon. A oficina teve como tema a “Poluição das Águas e Reciclagem” (Figura 13).

 

6A CONFERENCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE SANTA MARIA:  No dia 18 de julho de 2013 a Fundação MO’Ã da 6a Conferência Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria, que teve como tema: “Que futuro queremos para o meio ambiente de Santa Maria?” (Figura 14).

 

INSTALAÇÃO DO PLUVIÔMETRO NA PROPRIEDADE DA FUNDAÇÃO MO’Ã: No final do mês de julho a estagiária Greice Kelly Perske da Silva participou da instalação de um pluviômetro na propriedade da futura RPPN da Fundação MO’Ã (Figura 15). Esta atividade faz parte do projeto climatológico orientado pelo Professor Doutor Cássio Wollmann, e tem como finalidade analisar o comportamento das chuvas no local pelo período de 12 meses. Está previsto para todo final de mês a realização de uma coleta de dados para quantificar o volume de chuva.

 

AGOSTO

I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Itaara. No dia 05 de agosto a Fundação participou ativamente da I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Itaara. Neste evento, a Fundação também foi representada pela palestra de Maria Margarete Vidal da Silva, coordenadora da Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR) (Figura 16).

 

REUNIÃO COM O NOVO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE SANTA MARIA: Em 3 de agosto, ocorreu uma reunião com o novo Secretário de Meio Ambiente Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos, e os conselheiros do CONDEMA. O Secretário apresentou suas aspirações no cargo e os conselheiros do CONDEMA apresentaram as demandas existentes. Ainda neste dia, houve participação da Fundação como representante do CONDEMA na primeira reunião do Fórum Técnico do Escritório da Cidade.

 

I CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DA ESCOLA ALFREDO LENHARDT: No dia 15 de agosto, a Fundação MO’Ã participou, por meio da estagiária Greice Kelly Perske da Silva e da funcionária Michele Benetti Leite, da I Conferência de Meio Ambiente da Escola Alfredo Lenhardt, apresentando o papel da Fundação nos estudos e pesquisas para proteção e desenvolvimento ambiental, enfocando o processo de criação da futura RPPN (Figura 17). Após a abertura oficial, houve palestra com a escola Pinto Ribas, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fundação MO’Ã, EMATER e acadêmicos da Engenharia Florestal – UFSM. Em seguida, os alunos participaram de oficinas.

 

Semana Municipal de Educação Infantil: No dia 22 de agosto a Fundação MO’Ã participou da Semana Municipal de Educação Infantil, onde foi oferecida uma oficina cujo tema incluía reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos (Figura 18).

 

Revitalização DO PÁTIO ESCOLAR: Em parceria com a UFSM, a Fundação MO’Ã se inseriu em um projeto de revitalização do pátio escolar na Escola Estadual Dr. Walter Jobim. Neste dia, foi realizada uma visita até a escola para analisar a área e dar início ao projeto.

 

COLETA DE DADOS DO pluviômetro: como está previsto uma coleta por mês para quantificar o volume de chuva, no dia 30, foi feita a primeira coleta de dados do projeto climatológico, constatando que choveu 196 milímetros no local (Figura 19).

 

RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO: No último dia do mês de agosto realizou-se a aplicação de questionários do projeto Saúde da Água, realizada nos núcleos Santo Expedito e Balneário Pinhal, em Itaara (Figura 20). Neste dia, a Fundação MO'Ã iniciou em Itaara a primeira fase da implantação do projeto de recolhimento de óleo de cozinha residual doméstico. Esta prática pretende medir o entendimento, o interesse e a disponibilidade dos moradores em relação à prática de descarte/recolhimento de óleo de cozinha usado e a quantificação deste. O trabalho faz parte da pesquisa da Mestranda Graciela Disconzi, aluna do Curso de pós-graduação em Engenharia Ambiental, da UFSM. Neste primeiro momento foram aplicados questionários sobre as práticas usuais de descarte do óleo dos entrevistados, juntamente com esclarecimentos sobre o assunto e sobre o projeto de recolhimento a ser implantado na região. Foi entregue aos participantes da pesquisa, um recipiente de vidro para recolhimento do resíduo e uma tabela de registro para quantificar (Figura 21). Também foram determinados Pontos de Entrega Voluntária (PEV) onde o participante descartará o óleo residual e fará o registro do ocorrido. Após certo período a Fundação retorna ao local para a verificação do material. Para a realização desta prática, a Fundação MO'Ã teve como apoiadores a Sociedade Concórdia Caça e Pesca (SOCEPE), a Central Serrano, Associação Amigos do Parque Pinhal (AAPP), Universidade Federal De Santa Maria (UFSM), Gráfica Medianeira e a RECÓLEO.

 

SETEMBRO

ENTREVISTA PARA A RÁDIO IMEMBUI: A estagiária Jocele Tormes participou do Programa A Voz de Itaara, falando sobre o Projeto Saúde da Água e sobre os pontos de coleta do óleo onde foram disponibilizadas as bombonas para o recolhimento do mesmo. Estavam presentes todos os Secretários de Itaara-RS.

 

CONFRATERNIZAÇÃO E DESPEDIDA DA FUNCIONÁRIA MICHELE LEITE: A Fundação MO’Ã organizou uma confraternização para a funcionária Michele Leite que está seguindo os passos iniciados na Fundação em um Doutorado na Espanha (Figura 22).

 

DOAÇÃO DE FRUTAS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAARA-RS: A Fundação MO’Ã fez uma doação das laranjas e bergamotas da propriedade localizada no Rincão dos Minellos para as escolas públicas de Itaara (Figura 23), visando alimentação saudável dos alunos e o aproveitamento das frutas que não estavam sendo utilizadas pela Fundação.

 

INSTALAÇÃO DAS BOMBONAS PARA O RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO: Ainda em setembro foi realizada a instalação das bombonas de recolhimento de óleo de cozinha usado em diversos pontos do município de Itaara (Figura 24). Esta etapa faz parte do Programa Saúde da Água. Ainda neste dia foi firmado compromisso com a Prefeitura Municipal de Itaara no que diz respeito ao desenvolvimento de um projeto de recuperação do lago do Parque Pinhal. A partir daí, foi feita uma pareceria com a bióloga Thais Scotti do Canto-Dorow e o projeto está em processo de iniciação.

 

IV JORNADA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SANTA MARIA: A convite da PROMFEA, a Fundação MO’Ã participou como parceiro desta Jornada (Figura 25).

 

2º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR: A Fundação MO’Ã particpou do Fórum realizado no Stand Hotel Morotin nos dias 23 e 24 setembro.

 

I FORUM DE CIDADANIA NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE: A Fundação MO’Ã participou da Comissão Organizadora do I Fórum de Cidadania no Coração do Rio Grande, em Santa Maria, que ocorreu no dia 27 de setembro de 2013. O Fórum teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para a integração entre instituições de ensino e a produção eou prestação de serviço em um mundo sustentável.

A apresentação das atividades da Fundação no Fórum, ocorrido na APUSM, foi feita pela estagiária Greice Perske da Silva e o chamamento dos palestrantes foi realizada pelo Sr. Rainer Müller (Figura 26). Um dos palestrantes convidades pela Fundação foi o Professor Carlos Frozi (Figura 27), que é ex-secretário do meio ambiente de Canela, pós-graduado em Agricultura Biodinâmica, Biologia e Gestão do Meio-Ambiente, e tem formação superior em Ciências Biológicas e ensino de Ciências no Ensino Fundamental, esteve visitando a cidade de Itaara/RS juntamente com a Srª Eleonora Diefenbach e o Prof. Rainer Muller abrindo discussões com Prefeito Municipal Rony Carnieletto sobre a sustentabilidade do Município em vista do grande potencial das nascentes do Manuel Alves.


VISITA DO PROFESSOR CARLOS FROZI EM ITAARA: O Professor esteve visitando a cidade de Itaara/RS juntamente com a Srª Eleonora Diefenbach e o Prof. Rainer Muller, abrindo discussões com Prefeito Municipal Rony Carnieletto sobre a sustentabilidade do Município em vista do grande potencial das nascentes do Manuel Alves, conheceu os lagos do Santo Expedito, o SOCEPE, e também o lago do Parque Pinhal.

 

VI CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR : No dia 28 de setembro, a estagiária da Fundação MO’Ã, Greice Perske da Silva, ministrou 8 horas de atividade que compunha o VI Curso de Educação Popular oferecido pelo Movimento Brasileiro dos Educadores Cristãos (MOBREC), onde o tema foi “Educação Ambiental e Sustentabilidade”.

 

OUTUBRO

ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL (EREGEO-SUL): A Fundação Mo’ã participou do EREGEO-SUL, no qual ofereceu uma saída de campo, no dia 12 de outubro, para os participantes conhecerem a propriedade da futura RPPN. Este espaço possibilitou divulgar a longa atuação da MO’Ã em Santa Maria e região.

 

INVENTÁRIO FLORÍSTICO DA RPPN: Os alunos do programa de Graduação em Ciências Biológicas da UFSM, orientados pela professora Thais Scotti do Canto-Dorow, estão trabalhando no inventário florístico da área da futura RPPN MO’Ã.

 

OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS PARQUES DO MORRO E VICENTE PALLOTTI – ELABORAÇÃO DE PLANO DE MANEJO: A Fundação MO’Ã participou do evento (Figura 29).

 

VISITA DO PROMOTOR GUSTAVO VIANA: Ocorreu a reunião anual com o Procurador de Fundações (Figura 30) para apresentar os Relatórios de Atividades 2012 e 2013 da Fundação MO´Ã. Estavam presentes os instituidores Rainer Müller e Eleonora Diefenbach, a Presidente Eliane Foleto, a funcionária Andrea Pereira Lock, a estagiária Greice Perske da Silva e a colaboradora voluntária Luciane Chami.

 

FÓRUM DE CIDADANIA NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE: No dia 30 de outubro ocorreu a primeira reunião do Fórum de Cidadania no Coração do Rio Grande (Figura 31), ocorrida no salão Olho D’água no prédio da Associação de Professores Universitários de Santa Maria (APUSM), com a presença de representantes da Incubadora Social, Tratado Cidadão, APUSM e UFSM.

 

REENVIO DO PROJETO SAÚDE DA ÁGUA: A Fundação MO’Ã reenviou para aprovação do Programa Petrobras Ambiental o projeto Saúde da Água (2014-2105).

 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO: A Fundação MO’Ã participou do evento com a Oficina de Educação Ambiental “Árvore do Futuro” (Figura 32).

 

PROJETO SAUDE DA ÁGUA: Realizou-se uma reunião para (re)planejar o projeto Saúde da Água, a ser contemplado pelo programa Petrobras Ambiental (Figura 33).

 

CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL DE MEIO AMBIENTE (CNMA): A Fundação MO’Ã organizou, em parceria com a 8ª CRE, e participou da Conferência, a partir da representação da estagiária Marina Deon e da funcionária Andrea Pereira Lock.

 

RECONSTRUÇÃO DA PONTE NA PROPRIEDADE DA FUNDAÇÃO MO'Ã: A reconstrução foi realizada pela Prefeitura de Itaara-RS (Figura 34).

 

NOVEMBRO

PALESTRA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CANELA: O Biólogo Carlos Frozi ofereceu a palestra intitulada “Sustentabilidade e cidadania”, no dia 18 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela (ANEXO B).

 

PETROBRÁS AMBIENTAL: Realizaram-se contatos com a representante da Petrobrás Ambiental, bem como envio de documentações que compõe a proposta de Projeto Saúde da Água a ser desenvolvido em Itaara-RS.

 

REUNIÃO COM A PREFEITURA DE ITAARA-RS: A Fundação MO’Ã foi recebida, em novembro, pela Prefeitura Municipal de Itaara (Figura 35), mais especificamente pelo prefeito Rony Carnieletto e pelo vice-prefeito Wilson Lucca. O encontro contou também com a presença de representantes da CORSAN, da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (SOCEPE), da Associação Amigos do Parque Pinhal (AAPP) e de outras divisões e secretarias da Prefeitura. O objetivo foi apresentar ao poder público a Fundação MO’Ã e o Programa Saúde da Água.

 

VISITA À PROPRIEDADE DA FUNDAÇÃO APÓS A FINALIZAÇÃO DA RECONSTRUÇÃO DA PONTE: Parte da equipe da Fundação visitou a propriedade (Figura 36). De acordo com a coleta feita pelo pluviômetro, no mês de novembro choveu na propriedade 336 milímetros, danificando o acesso ao Rincão dos Minellos e parte da ponte nova.

 

PUBLICAÇÃO NO JORNAL ÁGUAS DA SERRA: Publicou-se no Jornal de Itaara-RS sobre a visita da Fundação Mo´Ã e o firmamento de uma parceria com a Prefeitura de Itaara-RS para o desenvolvimento de futuras ações (Figura 37).

 

FÓRUM DE CIDADANIA NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE: No mês de novembro realizou-se a segunda reunião do Fórum e Cidadania no Coração do Rio Grande no salão Olho D’Água do prédio da APUSM.

 

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BERNARDINO FERNANDES: A estagiária da Fundação, Greice Perske da Silva, realizou uma atividade com alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Bernardino Fernandes, localizada no Distrito de Pains (Figura 38). A atividade envolveu a questão do lixo em Santa Maria, englobando, além do conhecimento empírico de cada um sobre a destinação do lixo em sua residência, a questão do “aterro sanitário” da cidade, que estará passando por uma expansão para passar a receber 500 toneladas por dia. Além disso, os alunos assistiram a um desenho animado que explica de forma crítica o processo de instalação de aterros sanitários.

 

TRILHA PARQUE DO MORRO: A Fundação MO’Ã participou da Trilha Parque do Morro juntamente com o PROMFEA (Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental) e REMEA (Rede Municipal de Educação Ambiental), com representantes da Secretaria de Educação de Santa Maria (Figura 39).

 

DEZEMBRO

PROTOCOLO DA CRIAÇÃO DA RPPN MO´Ã JUNTO AO DEFAP/POA: A Fundação MO’Ã encaminhou a documentação para criação da RPPN no Departamento de Florestas e Áreas Protegidas do RS (DEFAP)/Divisão de Unidades de Conservação (DUC) – Protocolo n° 15057-0500/13-6 – através do empenho da colaboradora Luciane Chami.

 

APROVAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA ÁGUA PELA PETROBRAS AMBIENTAL: Neste mês a Fundação MO’Ã assinou o contrato n° 6000.0086963.13.2 com a Petrobrás, aprovando o financiamento do Programa Saúde da Água.

 

AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE OS PARQUES DO MORRO E VICENTE PALLOTTI: A voluntária, Patrícia Ziani, representou a Fundação MO’Ã nesta audiência pública.

 

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO: A equipe da Fundação MO’Ã realizou uma confraternização (Figura 41).

 

NAÇÃO TUTUMBAIÊ: A estagiária Greice Perske da Silva foi conhecer e firmar parceria com a Nação Tutumbaiê, localizada no Rincão dos Minellos, próximo à propriedade da Fundação MO’Ã, a fim de intercambiar conhecimentos sobre Permacultura.