RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

INSTITUIDORES:

Adelino Alvarez Filho – Engenheiro Agrônomo

Berenice Weissheimer Roth – Engenheira Química

Eleonora Diefenbach Muller – Cirurgiã Dentista

Horst Oscar Lippold – Especialista em Fauna

Juarez Martins Hoppe – Engº Florestal (in memorian)

Jussara Cabral Cruz – Engenheira Civil

Luiz Giovani Pozzobon – Empresário

Pedro Luiz Sartori – Geólogo

Rainer Oscar Muller – Economista

Vanoli Xavier Lopes – Engenheiro Agrônomo (in memorian)

Wani Hermes Bonini – Médica

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO:

Instituidores

Adelino Alvarez Filho

Eleonora Diefenbach Muller

Jussara Cabral Cruz

Luiz Giovani Pozzobon

Wani Hermes Bonini 

 

Representantes:

 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Eliane Maria Foleto (Titular) – Vice-Presidente - Licenciada em Geografia e Adriano Severo Figueiró (Suplente) - Licenciado em Geografia

 - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM): Carlos Leite Maciel Filho (Titular) – Geólogo e Benildes Giuliani Mazzorani (Suplente) - Enfermeira

 - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Fátima Beatriz Werner Ferreira (Titular) – Presidente – Advogada e Leticia Thomazi Rossato (Suplente)

 

DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor Executivo: Rainer Oscar Muller - Economista

 

COORDENADORIA DO DEPARTAMENTO TÉCNICO:

- Cargo vago – aproveitamento dos técnicos dos Conselhos Administrativos e Fiscal.

 

CONSELHO FISCAL

 

Efetivos:

  • Marivane Vestena Rossato – Contadora
  • Elsbeth Léia Spode Becker – Geógrafa
  • Fernando Antônio Valença Floresta – Geógrafo

 

Suplentes:

  • Pedro Luiz Sartori – Geólogo
  • Glênio Lopes dos Santos – Engenheiro Agrônomo
  • Suzane Bevilacqua Marcuzzo – Engenheira Florestal

 

ESTAGIÁRIOS:

- Bruna Roque Mazzaro – Estágio Extracurricular – Universidade Federal de Santa Maria

- Carmen Scherer Poerschke – Estágio Extracurricular – Colégio Politécnico/UFSM

 

CONSULTOR - AGENDA 21:

- Carlos José Frozi – Biólogo – Canela

 

FUNCIONÁRIOS:

- Michele Benetti Leite (Autônoma)

- Carmen Scherer Poerschke

 

COLABORADORA:

- Cybele Esteves Almeida – Bioquímica

 

DOADORES:         

- Casal Eleonora Diefenbach Muller e Rainer Oscar Muller

- APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria

- UNIMED - Santa Maria

- Luiz Giovani Pozzobon

 

Sala – Sede:

- Contrato de Aluguel de Imóvel – APUSM

 

PATRIMÔNIO:

Área Urbana:

- Terreno de 3.210,00 m², constituído do lote n° 34, da quadra VI-B, 3° e 4° setores do loteamento Colinas de São Francisco, da cidade de São Francisco de Paula. Matrícula n° 6.287 do L°2 de Registro Geral, do Ofício de Registro de Imóveis de São Francisco de Paula, RS, conforme escritura pública de doação pura e simples n° 490, do Livro n° 005, da Serventia Notarial e Registral de Camobi, Comarca de Santa Maria, doada pelo casal Eleonora Diefenbach Müller e Rainer Oscar Müller.

 

Área Rural:

- Área de 24 ha situada no Rincão dos Minellos – registrada no Registro de Imóveis de Santa Maria/RS sob a matrícula n° 107.922, do Livro n° 2 – Registro Geral, e no INCRA sob n° 859.052.019.208-6, doada pelo casal Eleonora Diefenbach Müller e Rainer Oscar Müller. Hoje, a área foi transformada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estadual MO’Ã, criada pela portaria número 80 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 1° de julho de 2015.

 

PARCEIROS:

- Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM)

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

- Núcleo Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA). Coordenação: Eliane Maria Foleto

- Departamento de Engenharia Rural. Chefe: Lúcio de Paula Amaral

- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

- Casa Círculo

- Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR)

- Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis Reciclados (CRIR)

- Associação Santamariense de Esportes Náuticos (ASENA)

 

PARTICIPAÇÕES PERMANENTES EM 2020:

 

SANTA MARIA

Como Conselheiro:

  • Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim;
  • Conselho Consultivo Parque Natural Municipal dos Morros – PNMM;
  • Conselho Consultivo Parque Estadual Quarta Colônia - PEQC.

CANELA

Como Conselheiro:

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;

Articulista do programa Turismo e Negócios na Rádio Clube FM de Canela.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2020

 

JANEIRO

MONITORAMENTO DAS NASCENTES DO ARROIO MANOEL ALVES EM ITAARA

Atividade decorrente do Projeto Saúde da Água no município de Itaara. Foram realizadas leituras nos aparelhos instalados nos locais das nascentes, com a presença de Pablo Cocco Rodrigues, aluno do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e Carmen Scherer Poerschke.

 

REUNIÃO COM CORSAN. TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR O PROJETO SAÚDE DA ÁGUA E PLEITEAR POSSÍVEIS PARCERIAS NA REALIZAÇÃO DO MESMO.

Estiveram presentes na reunião o Prof. Alexandre Swarowsky, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Alexandre Souza, representante da CORSAN, Fátima B. Werner Ferreira, Michele Benetti Leite e Carmen Scherer Poerschke. O encontro, que foi realizado no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

FEVEREIRO

DIVULGAÇÃO DE MINICURSO NA ASENA (ASSOCIAÇÃO SANTAMARIENSE DE ESPORTES NÁUTICOS) NO BAIRRO CAMPESTRE

Com o intuito de promover o minicurso de Puff de pneu ofertado aos moradores do Bairro Campestre, foi realizada uma visita à ASENA, associação que tem como objetivo o desenvolvimento dos esportes náuticos em Santa Maria e região por meio de eventos, projetos de inclusão social e de preservação ao meio ambiente. Sua sede se localiza no Bairro Campestre, local onde a Fundação MO’Ã desenvolve o Projeto Saúde da Água.

 

REALIZAÇÃO DE MINICURSO PUFF DE PNEU

O evento contou com a participação de professores e pais de alunos da Escola Hylda Vasconcelos e aconteceu na Casa Círculo, ambos parceiros da Fundação MO’Ã no Projeto Saúde da Água. Estavam presentes, representando a Fundação, Fátima, Michele, Carmen e Bruna.

 

MAIO

 ATIVIDADE DO PROJETO “GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DE INDIVÍDUOS ARBÓREOS INVASORES NA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL ESTADUAL MO’Ô

            Em conjunto com os professores do Curso de Engenharia Florestal da UFSM, realizou-se a atividade do projeto “Geotecnologias Aplicadas ao Mapeamento de Indivíduos Arbóreos Invasores na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual MO’Ã. A ação ocorreu em três dias, sendo em um primeiro momento dedicado ao imageamento da área da RPPN Estadual MO’Ã utilizando um drone de asa fixa de propriedade do mestrando Deoclides de Oliveira Neto. Em um segundo momento foi realizado o levantamento de dados geográficos da área e, no terceiro momento, houve um novo imageamento da área. Estiveram presentes o Prof. Lúcio e seu orientado Alencar Lucas Soares, mestrando em agricultura de precisão, a Prof. Damáris, Carmen e Bruna.

 

JUNHO

REUNIÃO COM PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRENNER

            O encontro aconteceu em decorrência do Resgate Histórico do Rompimento da Barragem do Pinhal, desenvolvido pela então Estagiária Carmen, com o apoio da Fundação MO’Ã. José Antônio Brenner. Atuou como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dedica-se a pesquisar a imigração e genealogias alemãs na região central do estado. Devido ao seu grande conhecimento histórico do Município de Itaara, local onde aconteceu o rompimento, o Prof. Brenner está nos auxiliando na pesquisa. A reunião aconteceu na residência do Professor.

 

SETEMBRO

REUNIÃO TRILHA DO CORREDOR ECOLÓGICO DA QUARTA COLÔNIA

            Seguindo as atividades de planejamento da trilha de longo curso do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, foi realizada mais uma reunião do grupo com o objetivo de definir os próximos passos a serem executados. Estiveram presentes representantes da FEPAM, do Parque Natural Municipal dos Morros, da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria, do Grupo Bandeirantes da Serra e da Fundação MO’Ã.

 

PLANTIO DE MUDAS DE ARAUCÁRIA EM ITAARA

Nesta data Eleonora, Michele junto a seu esposo, André, e a pequena Maria Esther, e as estagiárias Carmen e Bruna realizaram o plantio de mudas de Araucária (Araucaria angustifólia) no município de Itaara/RS.  A ação ocorreu em comemoração ao Dia da Árvore (21/09) e Início da Primavera (22/09).

 

OUTUBRO

MONITORAMENTO DO LAJEADO DOS PIRES - PROJETO SAÚDE DA ÁGUA - ETAPA II – CAMPESTRE

Nesta data foi dado início às atividades de monitoramento do Lajeado dos Pires, nas cidades de Itaara e Santa Maria. A ação, que faz parte do projeto Saúde da Água - Etapa II - Campestre, tem por objetivo coletar dados para analisar os parâmetros de qualidade da água. A atividade aconteceu em parceria com a UFSM e faz parte do mestrado da Engenheira Ambiental e Sanitarista Rafaela Velásquez, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola, orientada pelo Prof. Alexandre Swarowsky. Parte dos reagentes utilizados nas amostras foram adquiridas pela Fundação.

 

NOVEMBRO

 

PARTICIPAÇÃO NO XV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

O evento, a princípio, seria realizado em Caruaru/PE. Porém, devido à pandemia, as participações ocorreram de forma 100% virtual. Na ocasião, a colaboradora Michele apresentou o trabalho “Planejando o Manejo de Águas Urbanas no Projeto Saúde da Água – Campestre, em Santa Maria – RS”, no XV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. O artigo é produto do questionário sócioambiental aplicado aos moradores do Bairro Campestre do Menino Deus, uma das atividades desenvolvidas através do Projeto Saúde da Água.

 

PLANTIO DE MUDAS DE ANGICO NA RPPN ESTADUAL MO’Ã

Neste dia, foi realizado o plantio de mudas de Angico (Parapiptadenia rígida) na RPPN Estadual MO’Ã. Estavam presentes Maciel, Giovani, Carmen e Bruna.