RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E/OU

PARTICIPAÇÕES EM 2008

Santa Maria

Participação como Conselheiro nos Conselhos:

- Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Técnica de Resíduos Sólidos e Câmara Técnica de Educação Ambiental.

- Municipal de Saúde e Comissão do Fundo Municipal de Saúde.

- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

Canela

Participação como Conselheiro nos Conselhos:

- Municipal de Defesa do Meio Ambiente, coordenação no período 2004-2005, 2005-2007, 2007-2008 .

- Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal.

- Consultivo da Floresta Nacional de Canela.

- Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.

- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Cooperação técnica-financeira para implantação da Agenda Ambiental, Programa de Educação Ambiental junto aos professores da rede pública de ensino do Município. Convênio assinado pela Prefeitura Municipal e Fundação MO’Ã, em 31 de agosto de 2005, renovado em 11 de fevereiro de 2008, devidamente autorizado pela Câmara de Vereadores, Lei Municipal No2315/05.

Itaara

Recebimento, por doação do casal Eleonora Diefenbach Muller e Rainer Oscar Muller, de uma área de 24ha situada no Rincão dos Minelos – registrada no Registro de Imóveis de Santa Maria/RS sob a matrícula n° 107.922, do Livro n° 2 – Registro Geral, e no INCRA sob n° 859.052.019.208-6.

Estagiários:

Cristina Schneider – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências, da UFSM. Projeto: identificação e análise dos conflitos de uso da terra em nascentes, como proposta para a implementação de um plano de manejo em uma área piloto, na bacia hidrográfica do Arroio Manoel Alves, Itaara/RS.

Tanice Cristina Kormann – Graduanda em Geografia – Bacharelado, UFSM. Projeto: Diagnóstico Ambiental de futura RPPN da Fundação MO’Ã.

Dalvana Brasil do Nascimento – Graduanda em Geografia – Licenciatura Plena, UFSM. Mapeamento das áreas protegidas no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Maria/RS.

Projeto de Extensão:

Fundação MO’Ã em evidência.

Disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária – 5º semestre do Curso de Jornalismo – UNIFRA.

Desenvolvido pelas alunas: Camila Ferrari, Fabiana Einloft, Maitê Vallejos, Thaís Bueno, sob a orientação da Profa. Liliane Dutra Brignol.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2008

Fevereiro

Santa Maria – ofício 02/2008 enviado à FEPAM/POA, solicitando interferência para, dentro do possível, suspender provisoriamente o andamento do projeto de construção das linhas de transmissão, sobre a Área da Reserva da Fundação MO’Ã em Itaara.

Março

Santa Maria – Reunião com os representantes da Engemab, para tratar da passagem de uma Linha de Transmissão sobre a Reserva da Fundação MO’Ã em Itaara.

Canela – Renovação por mais dois anos do convênio com a Prefeitura Municipal de Canela, com recursos do COMDEMA, para manutenção de estagiário no Programa Agenda Ambiental nas Escolas Municipais.

Santa Maria – Participação no Encontro das Águas, realizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, com palestra do Diretor do Departamento Técnico da MO’Ã sobre o tema “Águas subterrâneas”.

Abril

Santa Maria – Visita de Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Julio de Castilhos para auxiliar e assessorar seu melhor funcionamento.

Santa Maria – Entrevista concedida pela Instituidora Eleonora Müller à estudante do 5º semestre do Curso de Jornalismo da UNIFRA, Thais Pedrazzi, sobre o aumento populacional e a questão ambiental.

Santa Maria – Reunião da Câmara Técnica do CONDEMA que trata do Projeto de Lei das Antenas e Sistemas de Transmissão.

Maio

Santa Maria – Entrevista concedida pelo Diretor Executivo Rainer Müller e pela Instituidora Eleonora Müller à Jornalista Monique Marcolin da APUSM.

Santa Maria – Reunião do Conselho Administrativo para a Eleição do Presidente e Vice e Diretoria Executiva.

Santa Maria – Participação com publicações de trabalho de estagiárias da Fundação, no V Seminário Latino-Americano e I Ibero-Americano de Geografia Física, promovido pela UFSM e UNIFRA, do dia 12 ao 17.

Santa Maria – Compra de 54 mudas de árvores nativas no viveiro do Sr. Jareci, Boca do Monte, para serem plantadas na Reserva da MO’Ã.

Santa Maria – Presença na apresentação do Projeto Ecopátio na Escola Nossa Senhora da Providência (Centro Educacional), pelo Prof. Pippi e alunos do Curso de Arquitetura da UFSM, no qual a Fundação é parceira.

Itaara – Encontro na Câmara de Vereadores.

Santa Maria – Jornal da APUSM – Publicação de uma reportagem sobre a MO’Ã e com fotos da Reserva em Itaara.

Santa Maria – Fórum Mundial de Educação – Participação com publicação de trabalho de colaboradoras da Fundação.

Junho

Itaara – Gabinete do Prefeito – Reunião com entrega de ofício de pedido de criação da RPPN Municipal na área da Fundação.

Santa Maria – Entrevista da Colaboradora da Fundação, Ana Rita Wollmann ao Jornal Diário de Santa Maria e com publicação de artigo.

Julho

Santa Maria – Entrevista concedida pelo Diretor Executivo Rainer Müller à Foco – Estudos Socioambientais, para colaborar no Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), sobre o Programa de Expansão da Base Florestal do RS da Aracruz.

Santa Maria – Reunião com o Prof. Oscar Carvalho sobre a sua colaboração nos projetos da MO’Ã na Reserva de Itaara.

Santa Maria – Recebimento da notícia, por parte da Engemab, que a Linha de Transmissão não mais passaria na área da Reserva.

Itaara – Plantio de 52 mudas de árvores nativas (araucárias, aroeiras precoce, carobas, cedro, camboatá vermelho, araçá-vermelho, guabiroba, guabiju, chale-chale, guajuviras, angás, figueiras do mato, louros, uvaias e murtas na área da Fundação.

Santa Maria – Reunião no IBAMA sobre a RPPN e o seu Projeto de Lei de Criação.

Setembro

Santa Maria – Participação em Palestra do Prof. Rafael Del’Águila, da Universidade de Granada, Espanha, intitulada “O meio ambiente no século XXI”.

Santa Maria – Reunião extraordinária do CONDEMA, na qual o Diretor Executivo da MO’Ã fez uma explanação sobre o histórico do Conselho em seus dez anos de criação.

Canela – Reunião com a nova estagiária, e com o estabelecimento de novas políticas de ação para o Programa Agenda Ambiental nas Escolas Municipais.

Santa Maria – Reunião com o Grupo Gaia – Grupo de Análise e Investigação Ambiental da UFSM, para acompanhar as ações em andamento e as projeções para 2009.

Outubro

Santa Maria – Visita do Curador de Fundações, Dr. Gustavo Viana.

Novembro

Santa Maria – Divulgação no Jornal Diário de Santa Maria, sobre a visita do Curador de Fundações, Dr. Gustavo Viana, à Fundação MO’Ã.

Pelotas – Participação da colaboradora da Fundação Andréa Pereira Lock e da estagiária Cristina Schneider na 1ª Etapa Presencial do Curso Ambientalistas Educadores, organizado pela CEA (Centro de Estudos Ambientais) de Pelotas e Gambá (Grupo Ambientalista da Bahia), apoiado pela UNESCO e Ministério do Meio Ambiente.

Santa Maria – Visita de alunas do 4º semestre de Jornalismo da UNIFRA, interessadas em fazer a divulgação das atividades da Fundação.

Santa Maria – Visita da Vereadora eleita, Maria de Lourdes Castro.

Santa Maria – Visita ao Prefeito eleito, Cezar Schirmer, com entrega de ofício com a apresentação da Fundação.

Itaara – Georreferenciamento da área da Reserva da Fundação, com o Eng. Agron. Oscar Carvalho da Empresa Pró-Campo e alunas do Curso de Geografia da UFSM e estagiárias da Fundação.

Santa Maria – “O meio ambiente nas escolas: um desafio para a conquista da sustentabilidade” – Encontro na UFSM com professores participantes do Projeto “Bairro Vivo”, de sete escolas dos Bairros Perpétuo Socorro, Chácara das Flores e Itararé, coordenado pela Profa. Eliane Maria Foleto. Estiveram presentes também dois vereadores do município.

Santa Maria – Visita ao Lixão da Caturrita, Aterro Sanitário, juntamente com demais Conselheiros do CONDEMA.

Dezembro

Porto Alegre – Teatro São Pedro – Entrega do Prêmio de Responsabilidade Ambiental ao colaborador da Fundação MO’Ã em Canela, Carlos Frozzi, organizado pela Assembléia Legislativa, Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e Associação Riograndense de Imprensa.