Principais acontecimentos:
- A Fundação é de Utilidade Pública Municipal através da Lei no4.352/00.
- Está inscrita no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas/Conselho Nacional do Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente
- Certidão de Registro no31208 da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul – Registro de Entidade Civil para Habilitação ao Recebimento de Auxílio do Estado.
- Filiada a APEDEMA – Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente.
- Convênio assinado pela Prefeitura Municipal de Canela e Fundação MO’Ã em 31 de agosto de 2005, renovado em 11 de fevereiro de 2008, devidamente autorizado pela Câmara de Vereadores, Lei Municipal no2313/05, para cooperação técnica-financeira-científica para a implantação e continuação da Agenda Ambiental – Programa de Educação Ambiental junto aos professores da rede pública de ensino do Município de Canela, mediante a contratação de estagiário em regime de 20 (vinte)horas semanais via CIE-E.
- Convênio assinado entre a Fundação MO’Ã e a Universidade Federal de Santa Maria, no dia 26 de outubro de 2006, com vistas à realização de estágios na forma prevista na lei n. 6.494/77, regulamentado pelo Decreto n. 87.497/82, modificada pela lei n. 8.859/94.
Projetos e atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos:
2005:
- Construção e uma das entidades de coordenação do Projeto de Diagnóstico Sócio-Ambiental no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Associação de Jovens Empresários de Santa Maria, Usina Bigger Comunicação, Centro Universitário Franciscano, Universidade Federal de Santa Maria, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e 2ª Companhia Ambiental.
- Cooperação técnica-financeira para implantação da Agenda Ambiental, Programa de Educação Ambiental junto aos professores da rede pública de ensino do Município de Canela.
- Abertura da Semana do Meio Ambiente no Bairro Perpétuo Socorro em Santa Maria, organizada pela Associação Comunitária do Bairro Perpétuo Socorro, Fundação MO’Ã, UNIFRA, UFSM e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
- Co-participação na organização, junto com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, de Palestras e Oficinas sobre Permacultura no Colégio Estadual Manoel Ribas em Santa Maria, com a participação de representantes do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP) de Bagé.
- Participação da organização da 1ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental da UNIFRA e palestrante com a apresentação dos resultados do Diagnóstico Sócio-Ambiental do Bairro Perpétuo Socorro.
- Coordenação e realização do 1º Fórum Sócio-Ambiental, em parceria com a Câmara de Vereadores de Jaguari, Prefeitura Municipal, Ministério Público, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e UNIFRA.
Participação em Conselhos nos últimos 5 anos:
2005: Participação em Santa Maria como Conselheiros nos Conselhos:
- Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Câmara Técnica de Resíduos Sólidos;
- Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde;
- Regional de Saúde;
- Gestor da Casa de Saúde;
- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí Mirim.
Participação em Canela como Conselheiros nos Conselhos:
- Municipal de Meio Ambiente, coordenação no período 2004-2005;
- Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal;
- Consultivo da Floresta Nacional de Canela;
- Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.